sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

image

What’s new in SketchUp 2014?

Em 2014, fizemos algumas grandes mudanças e também aprimoramos algumas
partes menos conhecidas do mecanismo do SketchUp. Dê uma espiada.

Armazém 3D

image

Uma nova aparência para o Armazém 3D

No SketchUp 2014, nós reconstruímos o Armazém 3D desde sua base. O novo Armazém é mais fácil de usar do que nunca e tem aparência um milhão de vezes melhor. Encontre um modelo para o que precisar, crie suas próprias coleções para organizar o conteúdo e torne-se um cidadão modelo compartilhando seu trabalho com o mundo.

image

Visualizador WebGL

Todos os modelos do novo Armazém 3D funcionam agora com nosso visualizador WebGL integrado. Isso significa que você pode visualizar modelos totalmente em 3D antes de fazer download deles para seu projeto. Você pode até incorporar modelos 3D em outras páginas da web para que os visitantes explorem os projetos usando as ferramentas de navegação padrão do SketchUp ou suas próprias cenas predefinidas.

image

Upload direto de modelos

Com o novíssimo Armazém 3D, você pode fazer upload de modelos 3D diretamente do navegador da web, sem a necessidade de abri-los no SketchUp primeiro.

image

Maior limite de tamanho dos modelos carregados

Aumentamos o tamanho máximo de modelos que você pode carregar e armazenar no 3D Warehouse em cinco vezes, de 10 para 50 megabytes.

image

Novos catálogos de produtos

Com a adição de catálogos, ficou ainda melhor encontrar no Armazem 3D aquela torneira ou máquina de lavar que você precisa. Por que usar um acessório parecido se você pode modelar o componente exato que acabará usando?

Compatibilidade

image

Classificador

Enriqueça seu modelo com metadados importantes e aumente a compatibilidade dele com outras ferramentas de modelagem de informações de construção (BIM). Nossa nova ferramenta classificadora marca geometrias com tipos de objetos padrão do setor: paredes, lajes, telhados e centenas de outros. Trabalhe com sistemas de classificação existentes ou abra um TXT novo e crie seu próprio sistema.

image

Exportação de IFC

Depois de classificar os objetos de seu modelo, exporte um arquivo IFC (Industry Foundation Classes), concluindo seu projeto para ser usado em outro aplicativo de BIM. Junto com a geometria de seu modelo, você terá acesso a todos os valiosos metadados adicionados no SketchUp Pro.

image

Ruby 2.0

A linguagem de programação do Ruby é a sintaxe que viabiliza o universo completo de extensões do SketchUp. Nesta versão, configuramos nossa API com os padrões do Ruby 2.0, oferecendo aos desenvolvedores uma plataforma clara para a criação de novas ferramentas do SketchUp. Nossa API oferece agora suporte aprimorado para caracteres não ingleses, plug-ins de plano de seção, ferramentas de texto e dimensão e muito mais.

Modelagem 3D e desempenho

image

Novas ferramentas de arco

Agora você pode desenhar arcos usando qualquer um de três métodos diferentes: a ferramenta padrão de arco com 2 pontos permite selecionar duas extremidades e, em seguida, um terceiro ponto que definirá o arco. Como alternativa, escolha o ponto central do arco e, em seguida, selecione dois pontos na extremidade, definindo o arco a partir do ângulo. A ferramenta de arco de pizza funciona da mesma forma, mas produz uma superfície em formato de cunha.

image

Sombras mais rápidas em grandes modelos

A projeção de sombras não será mais algo sacrificado nos trabalhos com modelos realmente grandes e complexos. Nós nos aprofundamos no código do mecanismo de sombreamento do SketchUp (nome real: ShadowMaster) e encontramos algumas pérolas de otimização. Nossos testes em uma dúzia de pesados modelos gerados pelos clientes mostram um aumento médio de 15 vezes na velocidade. Seus resultados podem variar.

Documentação

image

Texto automático

Use as etiquetas Texto automático em seus documentos para aumentar a precisão e economizar horas de trabalho repetitivo. Deixe que o LayOut insira textos automaticamente usando regras como "Data de hoje", "Número de página" e "Título do projeto". Faça sua escolha em uma lista de etiquetas predefinidas, personalize-as para atender a seus fins ou crie etiquetas do início.

image

Etiquetas inteligentes

Assim como no SketchUp, as etiquetas adicionadas ao LayOut são automaticamente preenchidas com o texto relevante. Quando você marca um grupo ou componente, o nome é exibido. A marcação de uma superfície mostra a área dela, marcar uma extremidade fornece o comprimento, e marcar um ponto produz suas coordenadas

image

Renderização de vetores aprimorada

Entediante. Outra versão do LayOut, outro aprimoramento de 15 vezes a velocidade para suas visões de modelo com renderização de vetores. Quando seus desenhos exigem isso, a renderização de vetores promove traçados rápidos e claros e melhor desempenho no trabalho com grandes janelas de visualização.

image

Desempenho mais veloz em documentos longos

Na versão antiga do LayOut, os arquivos com muitas páginas podiam tornar o trabalho mais lento com: um benefício aos usuários que gostam de fazer pausas frequentes, mas algo incômodo para praticamente todos. Infelizmente, os preguiçosos ficarão desapontados com o LayOut no SketchUp Pro 2014, visto que a funcionalidade de longos documentos foi bastante aprimorada.

image image