quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Qual a diferença entre o charme e o funk…. brincadeirinha! Hoje nós vamos aprender a diferença entre grupo e componente no SketchUp.

Esta é uma dúvida muito comum para quem vai trabalhar com o SketchUp, mas afinal, qual das duas opções é melhor para trabalhar em um projeto e qual é a diferença entre eles?
Pois bem, vamos partir do princípio: Quando estamos modelando com o SketchUp, muitas vezes precisamos criar alguns componentes para inserir em nosso trabalho. Um exemplo bem simples é uma janela, por exemplo.

Após desenhar sua janela, selecionando ela e clicando com o botão direito do mouse sobre ela, temos as opções de criar grupo e criar componente.

Criar Grupo: Vamos optar por criar um grupo.
image
Criar um grupo, nada mais é do que “Agrupar” todas as arestas e faces de um objeto.

Neste caso, poderemos mover ou posicionar nosso objeto como se fosse um único só. No SketchUp, ao fazer o desenho da janela, por exemplo, cada aresta ou face é selecionada individualmente, isso torna inviável qualquer mudança de posição do objeto como um todo, exceto é claro, se você selecionar todas as faces e arestas que compoem teu objeto.

Trabalhar com um grupo, permite que você selecione todas essas arestas e faces em um único clique, assim, poderá movê-la de um lado para o outro.



Qual é a desvantagem de trabalhar com um grupo?
A unica desvantagem de se trabalhar com o grupo, é que ele fica restrito ao projeto atual e ele não fica salvo na barra de componentes do projeto (logicamente, por não ser um componente) e caso você opte por inserir novamente o mesmo grupo, terá de duplicá-lo no projeto. Fora isso, o grupo também é uma ótima opção para quem não quer que o projeto fique com muitas informações, pois cada componente criado, gera um arquivo dentro do projeto, e isso pode acarretar em lentidão na hora de abrir o projeto.

Criar Componente:
image
Ao optar por criar um componente, você estará “salvando” essas informações em seu projeto, podendo utilizá-lo quantas vezes for necessário e até mesmo salvando-o em um diretório no seu HD para usar em projetos futuros.














Ao Clicar na opção de “Criar Componente” uma nova janela irá abrir:

image
Nesta janela, você poderá inserir todas as informações necessárias e configurar seu componente.
Você poderá inserir o nome, uma descrição que desejar e ajustar o alinhamento do componente com relação aos eixos do SketchUp.
Após as configurações, clique em “Criar”.









Geral: Aqui podemos inserir o nome do componente e sua descrição (opcional).
image
Alinhamento: Nesta etapa é muito importante saber qual será a finalidade de seu componente. Neste caso, uma janela, que poderá ser inserida em qualquer posição do hospedeiro.
Em “Fixar a”, deixe a opção “Qaulquer Um” e clique em Definir Eixos do componente. Você poderá ajustar o eixo vermelho (Horizontal) e azul (Vertical).

image

Depois voltará a tela anterior. Deixe a opção “Criar Abertura” ativada e clique em “Criar”.
Pronto, seu componente está criado, para acessar seu componente, abra a barra de componentes e clique no desenho da casinha:

image



















Para salvar seu componente em seu HD, clique com o botão direito do mouse no componente e escolha a opção “salvar como”:

image

Então, agora já sabe a diferença entre Grupo e Componente? Use-os à vontade!

endereço (2)